Ad Code

ZIKA VÍRUS CONFIRMADO EM JAPURÁ

ZIKA VÍRUS CONFIRMADO EM JAPURÁ
A secretaria da saúde de Japurá e o SESA confirmaram nesta sexta-feira (12) o primeiro caso de Zika vírus no município. Segundo a secretara o caso é importado, um homem de 34 anos teria viajado para o Rio de Janeiro no inicio do ano e voltou com o vírus.
No mesmo boletim a SESA também confirmou um caso em Jussara, aonde uma mulher de 61 anos moradores em Ribeirão Preto veio passar uns dias na casa de parentes no município.
Os agentes estão fazendo o acompanhamento do caso bem como orientando os moradores para tirar recipientes que possam servir de criadouro do mosquito. Lembrando que o zika vírus e transmitido também pelo ato sexual e pela saliva.

O QUE É O ZIKA?
É um arbovírus (do gênero flavivírus), ou seja, costuma ser transmitido por um artrópode, que pode ser um carrapato, mas normalmente é um tipo de mosquito.

No caso do zika, ele é transmitido por um mosquito do gênero Aedes, como oAedes aegypti, que também causa a dengue.
Além disso, ele também está relacionado com a febre amarela, febre do Nilo e a encefalite japonesa.
QUAL SUA ORIGEM?
O vírus foi identificado pela primeira vez em 1947 em Uganda, na floresta de Zika.
Ele foi descoberto em um macaco rhesus durante um estudo sobre a transmissão da febre amarela no local.

QUANTAS PESSOAS JÁ MORRERAM NO BRASIL VÍTIMAS DO ZIKA?
Além da bebê cearense, outros dois óbitos relacionados ao vírus foram confirmados pelo governo.
O primeiro caso foi é o de um homem com histórico de lúpus e de uso crônico de medicamentos corticoides, morador de São Luís, do Maranhão. Exames específicos mostraram a presença do genoma do zika no sangue e em órgãos como o cérebro, fígado, baço, rim, pulmão e coração.

HOUVE SURTOS ANTERIORES DE ZIKA?
Sim, mas não nesse grau. Em 2007, por exemplo, foram registrados casos de infecção do vírus na ilha de Yap, que integra a Micronésia, no Oceano Pacífico.
Foi a primeira vez que se detectou o vírus fora de sua área geográfica original, ou seja, África e Ásia.
No final de 2013, houve um surto do zika na Polinésia Francesa, também no Pacífico. Mais de 10 mil casos foram diagnosticados.

QUAL O TEMPO DE INCUBAÇÃO DO VÍRUS?
O tempo de incubação tende a oscilar entre 3 e 12 dias. Após esse período surgem os primeiros sintomas. No entanto, a infecção também pode ocorrer sem o surgimento de sintomas (leia mais abaixo).
Segundo um estudo publicado na revista médica The New England, uma em cada quatro pessoas desenvolve os sintomas.
A maioria dos pacientes se recupera, sendo que a taxa de hospitalização costuma ser baixa.

E OS SINTOMAS?
O vírus provoca sintomas parecidos com os da dengue, contudo mais brandos: febre alta, dor de cabeça e no corpo, manchas avermelhadas, dores musculares e nas articulações. Também pode causar inflamações nos pés e nas mãos, conjuntivite e edemas nos membros inferiores. Os sintomas costumam durar entre 4 e 7 dias.
Há outros sintomas menos frequentes, como vômitos, diarreia, dor abdominal e falta de apetite.

QUAL O TRATAMENTO PARA O ZIKA?
Não há uma vacina nem um tratamento específico para o zika virus, apenas medidas para aliviar os sintomas, como descansar e tomar remédios como paracetamol para controlar a febre. O uso de aspirina não é recomendado por causa do risco de sangramento.
Também se aconselha beber muito líquido para amenizar os sintomas.

HÁ PREVENÇÃO?
Como a transmissão ocorre pela picada do mosquito, recomenda-se o uso de mosquiteiros com inseticidas, além da instalação de telas.
Também deve se utilizar repelentes com um composto chamado icaridina e roupas que cubram braços e pernas, para reduzir as chances de se levar uma picada.

zika virus sintomas


Postar um comentário

0 Comentários

Close Menu